segunda-feira, 7 de maio de 2012

Somos, pensamos e agimos o que comemos


Olá,

Confesso que foi a primeira vez que cumpri com aquela velha promessa de “segunda-feira eu começo tal coisa”. Mas bem. Desejo uma ótima semana a todos e que os dias dessa semana sejam cheios de harmonias!
Então... Fui vegetaria durante cinco anos e três comendo apenas carnes brancas. O motivo? Inúmeros!
 Vinham de explicações espirituais, questões éticas, saúde até política. E acabei por motivos de saúde voltando a comer carnes. O problema foi bem simples. Quando escolhemos comer um determinado tipo de comida, precisamos juntar o útil ao agradável. O que não foi o meu caso! Já no finalzinho dos meus dias como vegetariana, viajava diariamente e nunca consumia todos os nutrientes precisos para uma boa saúde.  
Se adaptar ao cotidiano vegetariano requer principalmente o fácil acesso aos ingredientes dessa culinária. O que não foi o meu caso!
Logo, voltei a comer carne. Ainda hoje, tenho certa rejeição natural a esse tipo de proteína. A quantidade de carne ingerida na minha alimentação é muito pequena. Troquei a carne no meu dia-a-dia pela velha e boa SOJA!
Bem temperada e feita com carinho, todo mundo come, repete e o desinformado ainda diz, “Essa carne estava deliciosa”.


Mas a pergunta crucial é: Porque comer saladas?!
Além de todos os nutrientes fundamentais para saúde, os legumes nos ajuda a manter sempre o corpo limpo e a mente equilibrada. Explicações espirituais e biológicas são bastante simples!
Primeiro “você é o que você come”, já dizia a ideologia Zen Budista. Assim como precisamos cuidar dos animais domésticos, zelar pelos silvestres, temos acima de tudo que respeitar o que comemos. Como ecóloga, entendo que todo ser interage com o outro e com o meio, isso gerando energia. Como sabemos, tudo ao nosso redor é formado por átomos e esses átomos precisam estar ativos para gerar uma fonte de calor, a quem chamamos de energia. Quando comemos algo, estamos colocando dentro do nosso corpo uma quantidade de energia que irá interagir principalmente com a nossa energia.
Logo, somos o que comemos, e nós não queremos ser essas energias negativas!
As saladas são em geral, seres que possuem sistema biológico mais simples que os animais. Não fornecendo uma estrutura completa e complexa de sistemas nervosos. Na hora do abate tanto vegetal como principalmente animal, aquele ser acumula energias nervosas, que nós zen budistas dizemos ser a fonte de energias negativas. O animal por ter um sistema nervoso mais completo, fica estressado, irritado e com medo, isso acumulando energias negativas na hora de morrer. Quando ingerimos esse tipo de alimentação, a quantidade de energias negativas são bem maiores que quando ingerimos vegetais.
Quanto às explicações biológicas, a coisa é mais simples ainda. Precisamos de um metabolismo maior, demandando mais energia para quebrar todos os componentes da estrutura proteica de origem animal.


Uma pergunta simples eu faço antes de finalizar o tema:
Quem te deixa mais leve e disposto após a refeição? Um prato de salada bastante colorido e completo com um pedaço necessário de carne ou um rodizio de churrasco?

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário